Aprenda a usar a assinatura eletrônica gov.br
- Fabio Sanches
- 22 de jul.
- 2 min de leitura

Você sabia que, desde 2020, já é possível assinar documentos na internet com validade jurídica?
No episódio #24 da série Ajudante Digital, explicamos como funciona a assinatura eletrônica gratuita pela conta gov.br, reconhecida oficialmente pelo governo federal.
Uso da assinatura eletrônica cresce em 2025
A ferramenta pode substituir o reconhecimento de firma em cartório para diversos documentos, de forma segura e prática, desde que o usuário tenha conta gov.br nos níveis prata ou ouro. De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a utilização desse serviço teve crescimento de 90% no primeiro semestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024. A assinatura eletrônica foi usada 95 milhões de vezes entre janeiro e julho deste ano.
Neste episódio que encerra a 3ª temporada, você vai entender:
Como assinar documentos digitais pela conta gov.br;
A diferença entre assinatura eletrônica simples, avançada e qualificada;
O que diz o Decreto nº 10.543/2020 sobre validade jurídica;
Dicas para manter sua conta gov.br segura;
Como validar a autenticidade de um documento assinado digitalmente;
Casos em que a assinatura eletrônica substitui o certificado digital pago;
Onde acessar o serviço de assinatura eletrônica do governo.
Também relembramos o episódio #17 (O que é a Conta GOV.BR) com a participação de Luanna Roncaratti, secretária-adjunta de Governo Digital/MGI.
Dica: para validar documentos assinados com gov.br, acesse: 👉 https://validar.iti.gov.br/
Este foi o último episódio da temporada. O Ajudante Digital faz uma pausa em agosto e volta em setembro com novos temas, entrevistas e dicas para facilitar sua vida online. Até lá, maratone os episódios anteriores e envie suas dúvidas e sugestões para o WhatsApp (11) 97469-0138 ou nos comentários canal do Ajudante Digital no Spotify.

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