top of page
você muito bem (2).png
você muito bem (2).png

ANP LIBERA IMPORTAÇÃO E CONFIRMA MATO GROSSO DO SUL COMO CORREDOR ESTRATÉGICO DO GÁS ARGENTINO

  • Foto do escritor: Fabio Sanches
    Fabio Sanches
  • 26 de nov.
  • 1 min de leitura
Estrutura de distribuição de gás natural. (Reprodução, Agência Petrobras)
Estrutura de distribuição de gás natural. (Reprodução, Agência Petrobras)

Petrobras é autorizada a importar até 180 milhões de metros cúbicos de gás por ano, com entrada pelo Gasbol na fronteira sul-mato-grossense.


CAMPO GRANDE/BRASÍLIA, 26 de Novembro de 2025 – A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a Petrobras a importar gás natural proveniente da Argentina, extraído da megraformação de Vaca Muerta. A decisão, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (26), confirma Mato Grosso do Sul como rota estratégica para o abastecimento nacional.


A autorização permite que a Petrobras importe até 180 milhões de metros cúbicos de gás natural por ano, destinados a todo o mercado brasileiro, com exceção da Região Norte.


O Gásbol como Rota Prioritária


O transporte do gás argentino será realizado via Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). Mato Grosso do Sul é o ponto de entrada desse gás na fronteira com a Bolívia, aproveitando a infraestrutura existente que, segundo o governo, possui mais de 50% de sua capacidade ociosa.


A entrada do gás de Vaca Muerta, na província argentina de Neuquén, pelo território sul-mato-grossense era uma prioridade após acordos firmados entre Brasil e Argentina durante o G20. O projeto é visto como uma forma de aumentar a competitividade industrial, a arrecadação estadual e garantir o acesso à energia mais barata.


A Petrobras deverá encaminhar à ANP, em até 30 dias, os contratos de compra e venda e, mensalmente, um relatório detalhado das operações realizadas.


Revisado por Fábio Sanches


Comentários


bottom of page
google-site-verification: google4a972b81c6e55585.html