Agro Social: prefeitura divulga calendário de atendimento em comunidades rurais de Campo Grande
- Fabio Sanches

- há 3 dias
- 3 min de leitura

Ação será retomada em março, no Assentamento Três Corações; confira o cronograma
A Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável) divulgou, nesta quinta-feira (29/01), o calendário de atividades da ação Agro Social em 2026. No ano passado, a ação realizou mais de 2,5 mil atendimentos, com cerca de 80 tipos de serviços ofertados, beneficiando cerca de 3,2 mil pessoas.
A iniciativa visa ampliar o acesso da população rural de Campo Grande a serviços públicos essenciais, promovendo cidadania, saúde, assistência social e o fortalecimento da agricultura familiar. Por meio do projeto, a prefeitura promove contato direto com essas comunidades, facilitando o acesso de moradores que enfrentam dificuldades de deslocamento até a área urbana.
O secretário da Semades, Ademar Silva Junior, ressalta que o programa possui grande impacto social do programa, ao aproximar serviços essenciais da população rural, “garantindo dignidade, cidadania e acesso a direitos básicos.”
Já a gerente de Agronegócio e Agricultura Familiar da Semades, Lucilha Almeida, destaca que o papel estratégico da ação contribui para o desenvolvimento rural e a atuação conjunta das instituições. “Esse trabalho integrado permite atender demandas importantes das comunidades, desde orientações técnicas até serviços essenciais.”
Calendário da Ação Agro Social – 2026
As ações ocorrerão sempre no período da manhã, das 8h às 13h, conforme o cronograma:
21/03/2026 – Assentamento Três Corações
09/05/2026 – Comunidade Quilombola Chácara Buriti
27/06/2026 – Escola Municipal Agrícola G. A. E. de Figueiredo
22/08/2026 – Escola Municipal Orlandina Oliveira Lima
19/09/2026 – Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco
07/11/2026 – Assentamento Estrela Campo Grande
Serviços oferecidos
Entre os serviços oferecidos, está a emissão da nova CIN (Carteira de Identidade Nacional), realizada em parceria com o Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul. O diretor da entidade, Daniel Ferreira de Freitas, destaca que a ação amplia o acesso à documentação básica. Os interessados devem levar certidões originais de nascimento ou casamento para garantir o atendimento.
“O documento é fundamental para o acesso a direitos como benefícios sociais, matrícula escolar, aposentadoria e viagens, além de contar com alto nível de segurança, equivalente ao dos passaportes”, reforça.
Representando o Senar/MS, entidade também parceira da ação, o assessor técnico dos Programas de Saúde, Lucas Corrêa, destacou que a parceria tem ampliado o acesso dos pequenos produtores à capacitação e à tecnologia. “A participação permitiu levar oficinas, como as de uso de drones, além de apresentar cursos e programas voltados à agricultura familiar.”
A SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) também estará presente nas ações. A gerente do Cadastro Único e coordenadora do Programa Bolsa Família, Mayara Almeida da Silva Ferreira, destaca que a iniciativa facilita o atendimento das famílias e amplia o acesso às políticas públicas.
Na área da saúde, a agente da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Bruna Carolina de Oliveira, expõe os benefícios da ação para a população rural. “Essa parceria nos permite atender pessoas que, devido à rotina de trabalho no agro, muitas vezes não conseguem acessar os serviços de saúde durante a semana. Como as ações acontecem aos sábados, conseguimos alcançar esse público e oferecer atendimentos essenciais.”
Dentre os serviços ofertados estão: vacinação, exames preventivos para mulheres, testes rápidos, consultas médicas, dispensação de medicamentos, aferição de sinais vitais, atendimento odontológico e consultas ao SISREG. Para 2026, a expectativa é ampliar ainda mais o número de atendimentos.
Fonte: Midiamax







Comentários